Instale Java Script

 

  

 
 
 
 

 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

 
  Acima  

                                                          SEAAC ACONTECE

 
  Home
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Convenções
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Guias
Parcerias
Salão de Beleza
Lembrador
Info Seaac
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Colônia de Férias EAA
Currículo
Armazém de Idéias
 

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Presidente sanciona lei que cria o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 

A partir de agora, o dia 6 de dezembro será o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data foi instituída no País pela Lei 11.489/2007, publicada no Diário Oficial da União do dia 21/06.

 

A norma é alusiva ao massacre de mulheres de Montreal (Canadá), no qual foram assassinadas, em sala de aula, 14 estudantes de engenharia, em 6 de dezembro de 1989.

 

Naquela data, o estudante de Engenharia Marc Lepineu, 25 anos, entrou armado na Escola Politécnica da Universidade de Montreal. Ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala e de posse de uma arma começou a atirar contra as mulheres.

 

Após matar 14 alunas, o assassino suicidou-se deixando um bilhete no qual dizia: “as mulheres são responsáveis pelos fracassos dos homens; toda mulher que cruza o caminho de um homem bem-sucedido deve ser castigada; e as mulheres bem-sucedidas não aceitam serem protegidas por um homem”.

 

Laço Branco

As mulheres assassinadas tornaram-se um símbolo, uma representação trágica da injustiça praticada por homens violentos. Por isso, a tragédia inspirou a Campanha do Laço Branco.

 

Trata-se de uma mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. A principal meta é estimular a mudança de atitude e comportamento dos homens. Além do Brasil, a campanha é realizada nos Estados Unidos, Espanha, Noruega, Austrália, Namíbia, Finlândia, Japão, Dinamarca, Suécia, entre outros.

 

Origem da Lei

A Lei teve como origem o Projeto de Lei (PL) 4539/2004, de autoria da deputada Iriny Lopes (PT/ES). (Alysson Alves, Cfemea)

(jun/07)