Home
SEAAC Blog
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Cadastro Empresa
Convenções Coletivas

 

OLHO NO OLHO!

 

 

 

REENCONTRO...

"A melhor mensagem de final de ano é aquela que sai de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.

É hora portanto de renovar nossas esperanças e nossos desejos, que para o próximo ano não trazem nenhuma novidade. Queremos coisas já existentes, mas que ficaram perdidas com o tempo.

Queremos...

Que os homens reencontrem a fé, para que não se desesperem ante as adversidades.

Que reencontrem a esperança, para que olhem sempre para frente, com a cabeça erguida.

Que reencontrem a capacidade de emocionar-se, pois só corações quebrantados são capazes de pensar nos outros.

Que reencontrem a inocência, na medida certa, para que a bondade possa instalar-se antes da maldade na vida das pessoas.

Que reencontrem o olhar puro das crianças para que cresçam e amadureçam no tempo certo.

Que reencontrem a humildade, para que as pessoas possam reconhecer que somos todos iguais, só de cores diferente, mas que isso não muda em nada a matéria da qual fomos formados.

Que reencontrem todos os risos possíveis, aqueles que nos fazem esquecer a dor e as decepções.

Que reencontrem a fraternidade, para que possamos nos sentir todos como uma imensa família  na terra.

Que reecontrem a bondade, a ternura, a doçura... a capacidade de perdoar e, sobretudo, esquecer quando lhes fizeram mal; porque as amarguras que guardamos no coração nos impedem de viver plenamente.

Que reencontrem a sabedoria, para que possam saber escolher seus caminhos.

E, queremos que tudo isso, seja reencontrado em sementinhas, que tenham tempo de crescer e criar raízes firmes para que, depois, plantas crescidas, possam dar novas sementes para que sejam plantadas.

Está pensando que nos esquecemos de querer reencontrar o Amor? Não... temos certeza de que reencontrando tudo isso acima, o Amor já terá sido reencontrado em primeiro lugar.”

Desejamos a todos QUE O ANO NOVO, SEJA REPLETO DE BOAS SEMENTES!

A Diretoria

 

 


 

27 ANOS DE UMA PARCERIA FRUTÍFERA

 

Um Sindicato é uma associação de trabalhadores cujo objetivo é defender os seus interesses e direitos profissionais. Cada trabalhador é livre de participar da constituição de um sindicato e dele se tornar sócio, sendo o conjunto dos trabalhadores organizados num sindicato, livres para estruturar e regular o seu funcionamento além de definir as formas e os objetivos da luta coletiva. 

 

Assim nos últimos 27 anos nosso sindicato representa os interesses da categoria perante autoridades administrativas (prefeituras, governadores, secretários de estado e municipais, delegados regionais do trabalho etc) e judiciários (presidentes dos tribunais e juízes em geral); celebra convenções coletivas de trabalho; elege ou designa os representantes da categoria profissional, colabora com o estado, como órgãos técnicos e consultivos, para a solução de problemas relacionados com a categoria profissional que representa; recolhe e administra as contribuições de todos aqueles que participam da categoria profissional representada.

 

Dia 19 de novembro, comemoramos o aniversário do SEAAC; temos muitos motivos para comemorar esta data e um deles é celebrar esta frutífera parceria com a categoria, que nos permite representá-la, acreditando em nosso trabalho e fortalecendo nossa luta para melhorar a condição social dos trabalhadores.

 

Nossos associados nos impelem a ficar atentos à defesa dos seus interesses individuais e coletivos, nos estimulam a reunir informações e esclarecimentos valiosos sobre o mundo do trabalho e emprego e a investir na capacidade negociadora do sindicato, fortalecendo seu apelo nas questões jurídicas.

 

Agradecemos a você Associado por fazer do SEAAC um sindicato forte e representativo!

 


AGORA É VIGIAR DE PERTO SEU ELEITO!

 

Estamos em compasso de espera para ver o Brasil ser assumido por uma nova direção. Elegemos um novo presidente e esperamos que ele mantenha o princípio democrático em suas atitudes e ações. Elegemos um governador para nosso estado, senadores e deputados federais, a elite do time político brasileiro. Políticos que esperamos representem nossos interesses com dignidade e honestidade.

 

Muito bem, claro que você ainda sabe perfeitamente em quem votou. E daí? Agora, é hora de vigiar de perto o político que você ajudou a eleger, porque isto significa a diferença entre votar com consciência, praticando cidadania e votar apenas para cumprir uma obrigação; significa que seu trabalho não termina na urna, pelo contrário, ele apenas começa ali.

 

Você ouviu várias propostas de governo e aprovou aquela que lhe pareceu mais aceitável ou, talvez, a “menos ruim” e espera resultados concretos nas ações e atitudes dos políticos eleitos.

 

Ora, sabemos que consertar 500 anos de desmandos não é fácil para nenhum partido político, mas esmorecer porque não conseguimos que nossos governantes estabeleçam atitudes concretas e transparentes rapidamente, só vai continuar emperrando a máquina político administrativa e deixar os eleitos à vontade para fazer o que quiserem sem se preocupar com cobranças, é um convite à corrupção.

 

Portanto, neste caso, a melhor política é tomar conta e exigir resultados e isto é cansativo e chato. Se fosse fácil a gente resolvia já, mas como é uma tarefa difícil precisamos nos organizar em grupos representativos, que tenham força de ação para efetuar cobranças.

 

E, não vamos desistir, vamos continuar tentando acertar, pois, somente com a sociedade organizada e participando ativamente e de maneira vigilante de todo o processo político democrático é que poderemos mudar nossa realidade, garantindo que o voto seja efetivamente exercício de um direito humano fundamental.

 

Voto afinal é coisa séria porque voto não tem preço, tem conseqüências!

 

A Diretoria


 

BENEFÍCIOS PARA AS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

 

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, infelizmente, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. 

 

No mês de conscientização do câncer de mama, além das informações sobre os riscos da doença, é bom lembrar que as trabalhadoras com diagnóstico positivo tem direito a benefícios como o adiantamento do saque do Fundo de Garantia e o auxílio-doença do INSS. Também é possível retirar o Pis/Pasep, no valor de um salário mínimo, conforme o valor do salário recebido. O resgate pode ser feito nas agências da Caixa Econômica ou no Banco do Brasil.

 

Nos casos nos quais a mulher precise de cuidados permanentes, há também o auxílio-acompanhante. Ela tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, pago pelo INSS de forma vitalícia. Além disso, pode-se requerer à Receita Federal a isenção total do Imposto de Renda de Pessoa Física.

 

Outro benefício é o auxílio-doença, e, em casos mais avançados, a aposentadoria por invalidez. A trabalhadora deve dar entrada no INSS com laudo médico para comprovar incapacidade para o trabalho em decorrência da doença. O pedido pode ser feito via Central 135 ou no site www.meuinss.gov.br.

 

Trabalhadora EAA, esteja sempre atenta!

 


 

VACINAR É OBRIGAÇÃO E CONSCIÊNCIA!

 

Vacinar não é uma opção para os brasileiros, é OBRIGAÇÃO, configurada no artigo 29 do Decreto 78.231, de agosto de 1976, que prevê que é dever de todo cidadão submeter a si e aos menores dos quais tenha a guarda ou a responsabilidade à vacinação obrigatória.

 

Após um período de grande esforço público para controlar e erradicar algumas doenças, eis que o sarampo e a pólio, por exemplo, voltam a ser uma ameaça à saúde.

 

Mas, você consegue imaginar um mundo sem vacinas? Tem ideia de como é cruel perder um filho para o sarampo, a coqueluxe ou a caxumba, doenças altamente contagiosas?

 

Ora quando uma parte da população deixa de ser vacinada, criam-se grupos de pessoas suscetíveis, que possibilitam a circulação de agentes infecciosos, que trafegam e se multiplicam por aí, afetado não só aqueles que escolheram deixar de se vacinar, mas também aqueles que não podem ser imunizados, seja porque ainda não têm idade suficiente para entrar no calendário, seja porque sofrem de algum comprometimento imunológico.

Por isso, a vacinação é algo maior que uma escolha pessoal, é assunto de saúde pública. Se você não vacina seu filho de 5 anos, ele pode contrair uma doença e passar para o meu bebê de 6 meses, que ainda não tomou todas as doses necessárias. Assim, a SUA escolha afeta a vida do MEU filho. E é isso que tem acontecido por todo o país.

 

Portanto está na hora de repensar comportamentos e ter atitudes mais conscientes, pois estamos tratando com vidas, as vidas de nossos filhos e parentes e as vidas de todos os outros que estão pertos de nós, tendo em mente que as vacinas nos protegem contra doenças terríveis, capazes de causar sofrimento, sequelas e morte.

 

A Diretoria


 

MUDANÇAS SÓ ACONTECEM QUANDO QUEREMOS MUDAR!

 

Estamos a menos de um mês das eleições que teoricamente deveriam renovar os cargos mais importantes dos poderes executivo e legislativo do país. Votar sem consciência neste momento significa deixar nas mãos dos aventureiros de plantão as leis e a administração do Brasil, por mais um longo período de 4 anos. Aventureiros que tem se dado bem com a desilusão e o descaso da população na hora do pleito, elegendo-se e reelegendo-se, aproveitando-se, inclusive, da proteção de seus cargos para fugir da lei.

 

Este ano vivemos um momento difícil que passa por escândalos, corrupção, atentados contra a vida, incertezas econômicas, políticas e sociais, que desencorajam o eleitor a tomar partido neste disputa. Entretanto o seu voto é o convidado mais importante nesta “festa eleitoral”. Mais do que nunca é preciso estar atendo, estar engajado e saber quem são estas pessoas que disputam sua atenção, é preciso pesquisar, estar de ouvidos abertos e saber em quem votar, senão no melhor, pelo menos naqueles que estejam comprometidos com a causa do trabalhador e da sociedade em geral.

 

Eleitor você ainda tem tempo para informar-se e escolher. Passe os candidatos em uma peneira fina e utilize seu voto para ser bem representado. Nossa democracia só irá consolidar-se se você cumprir sua parte.

 

Mudanças não acontecem se não buscarmos realmente mudar!

 

A Diretoria

 


 

MANTENDO A CASA EM ORDEM!

 

Dia 27 de agosto Americana celebra seus 142 anos de fundação. Com sua tradição fabril e cultura herdadas dos imigrantes americanos e italianos, a cidade foi palco histórico de importantes movimentos ocorridos entre os séculos XIX e XX.

 

Americana está bem colocada no ranking do PIB e IDH brasileiro. Mais do que um importante polo da industrial têxtil, o orgulho e motivação dos habitantes está na qualidade de vida. Mesmo com os altos padrões, os americanenses são extremamente preocupados com o desenvolvimento do município.

 

A cidade é a 19ª mais desenvolvida do país e lidera o Índice de Bem-Estar , e o que a torna referência é a boa pontuação em fatores como “atendimento de serviços coletivos urbanos”, “mobilidade urbana” e “condições ambientais urbanas”. Aqui, existem diversos parques, bosques e represas, bem como inúmeras atrações culturais.

 

Além disso, Americana foi apontada como a oitava cidade de melhor Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil e está classificada entre as 10 menos violentas do país.

 

Por todos estes bons aspectos o americanense tem um excelente senso crítico, que exige mais dos administradores, em todos os níveis, e nesta época de corrida eleitoral deve estar bem atento, principalmente as mulheres que neste momento compõe o maior contingente de indecisos.

 

Se as mulheres assumirem seu protagonismo nesta corrida eleitoral, elas praticamente poderão decidir quem irá governar o país nos próximos anos pois somam 52,5% dos eleitores.

 

Pois, então, vamos manter nossa casa em ordem!

 

A Diretoria

 


 

É a hora dos “santos” aparecerem!

 

Neste mês que está se iniciando alguns lugares se tornaram perigosos para frequentarmos: O boteco da esquina. A padaria. O restaurante bem popular. O campo de futebol. A feira-livre. O ponto de ônibus. O circular. A fila do banco. Os velórios. As igrejas. O supermercado. As festas populares....

 

Em todos os relacionados e, em mais alguns que possa ter me esquecido, aparece uma figura que os simples mortais veem a cada quatro anos: Os candidatos. É hora de beijar as crianças, abraçar idosos, ser atencioso com a sua aflição. Enfim; é hora de todos virarem santos, humildes, preocupados com a saúde, desejosos de melhorar a educação, criteriosos nos gastos públicos, batalhadores pela geração de empregos e prestativos com o povo, especialmente os miseráveis e pobres, já que representam a imensa maioria dos eleitores.

 

É claro que no meio desta matilha toda, alguns poucos merecem nossa atenção, respeito e voto. Mas a ampla maioria não merece, sequer, que estendamos a mão para o cumprimento. Já conhecemos o roteiro: passada a eleição não encontramos mais estes “santos” nem no “altar” que o voto lhes consagra (as assembleias, o senado, e os palácios executivos). Somem. Desaparecem. Esquecem, literalmente, que você existe. A saúde, a educação, a decência com o dinheiro público, o transporte de qualidade, a geração de emprego, o respeito às diferenças e tudo o mais fica guardado, bem guardado, para virar palanque e discurso daqui a mais quatro anos.

 

Precisamos mudar esta realidade. Recentemente, os trabalhadores em geral foram apunhalados pela aprovação da Reforma Trabalhista, que de reforma não teve nada. O que teve foi destruição de direitos e conquistas históricas. Por isso (e por tudo o mais que estamos vivenciando) precisamos, principalmente os mais humildes, que dependem de serviços públicos, votar com absoluta consciência, analisando o que o candidato fez ao longo de sua vida pública. Tenham certeza que somente nós, com o voto bem dado, poderemos mudar esta situação absurda que vivemos. É hora de desnudar “os santos” e deixar a mostra o lobo que tem nos abocanhado.

 

Helena Ribeiro da Silva

Presidenta do SEAAC de Americana e Região

 


 

SER MULHER NEGRA

 

Ser mulher já é complicado, ser mulher negra, então nem se fala! Segundo dados da ONU, as mulheres negras no Brasil são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas, de acordo com os dados de 2015 extraídos do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça.

 

As negras brasileiras acumulam os piores indicadores sociais do país, são mais pobres, têm menos oportunidades, ganham menos, as dificuldades de gênero são maiores, estão achatadas na base da pirâmide social, praticamente sem oportunidade de ascender. Enfrentam desigualdades imensas no ambiente de trabalho. Além disso, elas representam mais da metade das vítimas em casos de violência doméstica e obstétrica e dos casos de morte em decorrência do parto.

 

São números assustadores que fazem a sociedade articular-se para mudar esse quadro através de várias ações educativas que exponham esse vergonhoso quadro, atingindo a consciência daqueles que podem fazer a diferença.

 

Os caminhos para a igualdade são muitos, mas o mais importante, certamente passa pela política. Ampliar o número de mulheres no quadro político nacional é uma prioridade urgente, urgentíssima, com mulheres de todas as raças, que conquistem representatividade neste cenário, participando da vida partidária, estando à frente da direção de partidos, elegendo-se para cargos legislativos, executivos e judiciários, penetrando nas estruturas do poder, para fazer a pauta feminina ser realmente levada a sério e implementada.

 

Em outubro tem eleições.

 

A Diretoria

 


 

SOCIEDADE EXIGE SOLUÇÃO PARA SALÁRIOS DIFERENTES ENTRE HOMENS E MULHERES

 

Embora a maioria das legislações, entre elas a brasileira, considere ilegal a remuneração diferente por trabalhos iguais, isto acontece em todos os países do mundo.

 

No Brasil o IBGE aponta que as mulheres brasileiras recebem, em média, o equivalente a 76,5% do rendimento dos homens. As estatísticas também refletem algumas das principais desigualdades no mercado de trabalho, como a menor proporção de mulheres empregadas e a presença maior delas em setores com média salarial mais baixa. A proporção de mulheres em empregos em tempo parcial também é maior do que a de homens (28% das mulheres ocupadas, contra 14% dos homens), ao mesmo tempo em que elas dedicam 18 horas semanais ao – não remunerado trabalho doméstico, na comparação com 10,5 horas entre os homens, uma diferença de 73%.

 

Pior é que a grande maioria das empresas nega a discrepância entre salários masculinos e femininos, o que dificulta uma discussão ampla sobre o assunto dentro das próprias empresas, uma vez essa desigualdade é causada pela má distribuição de oportunidades.

 

A noticia interessante é que muitos países estão legislando de modo a obrigar as empresa a comprovarem que estão pagando profissionais de ambos os gêneros da mesma forma e uma metodologia que audita as práticas de renumeração esta sendo elaborada por uma fundação suíça para certificar as empresas que não apresentam discrepância entre os salários pagos a homens e mulheres e isto está chamando a atenção para o assunto, que precisa ser discutido, uma vez que esta a raiz do problema está dentro das práticas e políticas que influenciam diretamente na carreira de homens e mulheres.

 

Este é mais um passo para a erradicação desse problema, que certamente demandará ainda um tempo até chegar ao Brasil, mas que não poderá ser ignorada por nossos políticos e empresários, uma vez que a solução do problema é uma exigência da sociedade civilizada que não tem como ser paralisada.

 

A Diretoria

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!