Home
SEAAC Blog
Olho no Olho
Base/Atendimento
Presidenta
Diretoria
Categorias
Acordos por Empresa
Acordos PPR
Jurídico
Homologações
Currículos
Parcerias
Info da Hora
Seaac Acontece
Associe-se Já!
Cadastro Empresa
Convenções Coletivas

 

CIDADÃ MULHER

 

Para seres que teriam sido criados a partir de uma costela, há milhares de anos, com funções específicas de procriar e fazer companhia, as mulheres até que levaram pouco tempo para corrigir algumas das injustiças cometidas pela natureza e principalmente por seu companheiro de longa data: o homem.

Entretanto, o caminho da igualdade ainda é longo e árido. No 3o milênio a mulher ainda sofre com a discriminação, a dupla jornada de trabalho, o assédio sexual e muitos outros problemas.

Neste quadro, vencer a natureza parece ser mais fácil. Os avanços tecnológicos decretaram definitivamente o fim da aposentadoria biológica da mulher que chegava aos 40 anos. Elas parecem mais jovens do que sua idade real, são muito mais ativas e produzem mais.

Vencer o sistema macho/patriarcal instalado na maioria das sociedades é que parece ser muito difícil. Mas o sonho está bem mais próximo e viável do que a cerca de 100 anos atrás. E o caminho é um só. Conquistar dia-a-dia, passo-a-passo, palmo-a-palmo o seu espaço. Não esmorecer, não cansar, não desistir! Discutir, reivindicar, exigir! Este tem sido, sem dúvida o lema do batalhão de mulheres destemidas e ousadas que ao longo do tempo ajudaram as mulheres de hoje a abrir os caminhos em busca da uma qualidade de vida melhor.

Para que possamos dar mais um passo para alcançar essa meta, estamos sempre discutindo e tomando resoluções que irão gerar ações que possam auxiliar a mulher trabalhadora a exercer plenamente seu direito de ser cidadã e receber o respeito ao qual faz jus.

 

Helena Ribeiro da Silva

Presidenta Seaac

 
 

Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio de Americana e Região

Trabalhador Conscientizado, Sindicato Transformado!